Friday 28 September 2007

E o ano letivo começou novamente

O ano letivo da universidade começou essa semana (dia 24/09). Ontem, eu já dei aula para a turma nova de alunos de mestrado e doutorado. "Dar aula", aqui, significa estar à disposição dos alunos durante o workshop de estatística no laboratório de computadores de psicologia. Os alunos recebem um exercício pra fazer e o meu trabalho é ajudar eles quando têm algum problema.

Com cerca de 55 alunos, a turma é bem variada, misturando pessoas que nunca abriram o SPSS (programa de estatística que usamos) com pessoas que já sabem fazer tudo o que vamos ensinar e mais um pouco.

O exercício de ontem foi bem simples, só para eles se acostumarem com o programa e fazer umas análises BEM básicas (aprender a criar variáveis, correlações simples e correlações usando a sintaxe).


De resto, está tudo voltando à rotina normal. Estou organizando os estudos novos para fazer este ano, o clima está voltando a ficar horrível de novo...



Essa imagem aqui, eu capturei da página da BBC. Ela informa a previsão do tempo para os próximos cinco dias aqui em Canterbury, dando informações como tipo de clima (as nuvenzinhas desenhadas), temperaturas máxima e mínima, velocidade e direção do vento e se há alguma dificuldade de visualização para motoristas, por exemplo.

Do lado esquerdo, logo embaixo do dia da semana, eles também informam a hora exata do nascer e do pôr do sol. Não sei se dá pra vocês verem, mas a hora que o sol nasce (sunrise) aumenta cerca de dois minutos a cada dia; enquanto isso, a hora que o sol se põe (sunset) diminui cerca de dois minutos a cada dia.

Isso acaba fazendo com que, no alto inverno, a gente tenha sol (ou dia claro, na verdade, por causa das nuvens) das 08h da manhã às 03h30 da tarde. É muito estranho ver o sol se pondo pela janela da universidade, olhar o relógio e ver que são 16h. Em compensação, no verão, o sol nasce às 05h da manhã e se põe às 09h30 da noite.

O frio já está começando a pegar. Já estou andando de meias e moletom dentro de casa. Dois dias atrás, quando estava voltando pra casa começou a chover, mas estava tão frio que acabou virando granizo, em umas pedras bem pequenininhas. Eu estava sem luvas e meus dedos chegaram meio congelados em casa, porque eu estava segurando a sombrinha.

O vento é outro problema durante o outono. Na maioria das vezes, sair de sombrinha é absolutamente inútil, porque o vento é tão forte que acaba carregando tudo. E quando eu falo em vento forte, é MUITO forte. Tanto, que eles têm que cancelar os trens da estação por causa do vento, que sai derrubando as árvores.

Só tenho uma coisa a dizer: Kuka, se prepare. Porque se agora em setembro está chovendo granizo, em dezembro eu nem quero saber como vai estar. :)

No comments: