Monday, 29 October 2007

Feliz aniversário, dona Jovita!


Porque hoje é aniversário dela.
Porque eu A-DO-RO esta foto.
Porque eu estou com uma saudade sem tamanho do colo da minha mãe, da voz mansa, do sorriso solto, da alegria de criança, da curiosidade eterna, do bolo de banana que só ela sabe fazer. ;-)
Feliz aniversário, dona Jovita.
Sua filha está longe, mas tem você do lado em todos os passos que dá.

Sunday, 28 October 2007

Ratatouille



Quando se fala de cinema no Reino Unido, é de se imaginar que seja possível assistir aos filmes na mesma época de lançamento de outros países da Europa ou mesmo do Brasil, alguns até antes. Isso é verdade quando os filmes são britânicos. Assistimos Libertine e The Queen, por exemplo, antes que eles sejam lançados em outros lugares ou até mesmo que alguém tenha ouvido falar deles no Brasil.

Mas, isso não acontece com filmes americanos. Muitos deles são lançados aqui com bastante atraso e esse foi o caso de Ratatouille. Muitos de nossos amigos já tinha assistido ao filme em João Pessoa quando ele foi lançado aqui no dia 12 de outubro. Eu estava ansiosamente esperando esse lançamento, mas finalmente ele chegou.

E o filme foi tudo o que eu esperava e mais. Depois da minha recém-descoberta paixão pela culinária, ele ficou ainda mais interessante. Na melhor área do cinema, com tudo que tinha direito (pipoca, refrigerante e maltesers), assisti um dos meus filmes favoritos. ADOREI!

Sunday, 21 October 2007

"Paris, je t'aime" / "Paris, te amo"



Por favor, quando esse filme sair nas locadoras no Brasil, aluguem com urgência.
Paris, je t'aime é uma declaração de amor à cidade luz, com um curta para cada um dos arrondissement (regiões da cidade). No total, são 20 arrondissement, mas apenas 18 curtas entraram no filme, cada um com elenco e diretores diferentes, mostrando as muitas faces da cidade. Filme excelente, um dos melhores do ano pra mim. Principalmente porque eu também posso dizer que eu amo Paris. Sensível, difícil, engraçado; saí do cinema com vontade de pegar o primeiro trem pra França e reconhecer cada lugar. Ah, um dos curtas é dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, com a excelente atriz colombiana Catalina Sandino Moreno.
Vale à pena ver e se apaixonar.

"As you like it"


"As you like it" é a mais recente adaptação que o Kenneth Branagh faz dos textos de Shakespeare. Conta a história de amor de Rosalinda e Orlando, de como eles se conheceram e se apaixonaram. A adaptação foi meio estranha, com a história sendo contada no Japão. Mas é um filme leve e que acaba bem.

"A prairie home companion" / "A última noite"


Com um elenco impressionante, o último filme de Robert Altman foi meio desapontador pra mim. Por causa do elenco, acabei esperando um filme muito bom. Não correspondeu às expectativas. Mas, de qualquer forma, merece ser assistido nem que seja pra ver Meryl Streep cantando.

Monday, 1 October 2007

X-factor

O X-Factor é um programa de tv do tipo "reality show" que mostra a seleção e competição entre cantores aqui no Reino Unido.

Um grupo de especialistas em música são os juízes e ajudam a selecionar os competidores.


Para os que, como eu, assistiam o American Idol na tv a cabo no Brasil, um dos juízes é figurinha conhecida. Simon Cowell, o primeiro da foto abaixo, é extremamente convencido, mas dificilmente está errado sobre alguém, o que é ainda mais irritante.

Os outros juízes são: Sharon Osbourne (esposa e empresária de Ozzy Osbourne), Louis Walsh (empresário de vários grupos de sucesso, como o Take That) e, a partir dessa temporada, Dannii Minogue (irmã de Kylie Minogue e também cantora, mas não de tanto sucesso quanto a irmã).

Diferentemente do American Idol, os juízes aqui não apenas selecionam os candidatos. Eles também ajudam em um período de treinamento antes e durante os shows semanais. A competição acontece em 4 estágios:

1) Auditions: é o período de seleção, onde os juízes assistem as apresentações de milhares de pessoas para diminuir o número de competidores para uma quantidade razoável;
2) Boot-camp: os competidores que foram selecionados (cerca de 100) continuam com apresentações para serem selecionados novamente (numa tentativa de reduzir para cerca de 50);
3) Judges' homes: depois de serem reduzidos a 24 competidores, eles vão para as casas dos juízes, nos mais variados lugares, onde vão passar por um período de treinamento e outra seleção, até chegarem a um total de 12 competidores;
4) Shows: Apresentações aos vivo. Aqui, é o público que telefona para votar em seus favoritos. Os dois cantores/grupos com menos votos podem ser eliminados, cabendo aos juízes "salvar" um deles da eliminação.

Os competidores são divididos em 4 grupos de acordo com a idade/tipo. Cada grupo tem um dos juízes como mentor. Os grupos são: Boys (14 a 25), Girls (14 a 25), Acima de 25 e Grupos.

Em 2005, ano que chegamos aqui, foi o primeiro ano da série. Não acompanhamos a primeira temporada, mas acompanhamos a segunda. Ano passado, torcemos muito por alguns participantes.
Esse aí do lado é Robert Allen, um dos melhores cantores do programa, que infelizmente foi eliminado muito mais cedo do que merecia. Se tiverem interesse de ver como ele é bom, clique nesse link aí embaixo pra verem uma das apresentações dele no YouTube.

http://www.youtube.com/watch?v=mfUPZ1LTAos&mode



O outro competidor que deveria ter ido para a final é Ben Mills. Diferentemente de Robert, que sumiu da mídia, Ben lançou um cd e está indo bem com a carreira. Eu tenho o cd dele, que é ótimo. Esse link daqui é uma das apresentações dele no programa.


http://www.youtube.com/watch?v=MoDtMkmi8Co



Bom, no final das contas, quem ganhou foi quem mereceu realmente. Apesar do outro finalista não ser tão bom como esses nosso favoritos aí em cime, o público escolheu muito certo a vencedora. Leona Lewis, essa da foto aí do lado, canta incrivelmente. Todas as apresentações dela foram lindas. O single que ela lançou lodo depois de ganhar o programa foi número 1 durante o Natal. O cd dela está pra sair e tenho certeza de que ela vai arrasar. Vejam essa apresentação dela cantando Summertime.

http://www.youtube.com/watch?v=FCOn4Gmj4T0

Bom, depois dessa LONGA apresentação da temporada passada, vamos falar rapidamente da nova. O programa começou, está na fase do Boot-camp (com 24 competidores) e no final da semana eles vão chegar na casa dos juízes para a seleção final. Já temos alguns "favoritos", ou pelo menos a indicação de algumas pessoas que são MUITO boas. Com o passar da temporada, vou fazer outros posts aqui sobre as pessoas e os shows. Não sei se está passando no Brasil, na tv a cabo. Se não passar, posso dizer que vai fazer falta quando voltarmos pra casa.

Continuação dos filmes




"Shrek 3"

Como sempre, o último filme da série sobre o ogro verde é muito bom. O problema com ele é que as piadas já são conhecidas, os personagens também. Então, acaba não sendo TÃO engraçado como os outros dois. Mas é um bom entretenimento.

-----------------------------------------


"Bourne ultimatum" / "O ultimato Bourne"

O último filme da série Bourne, diferente do Shrek acima, é TÃO bom quanto os outros dois.

Filme de ação excelente, pra mim muito mais interessante do que a série Bond (pra comparar com outro agente secreto). Se bem que o último (ou primeiro?) Bond é tão bom quanto.
Mas ninguém bate Matt Damon como Jason Bourne. Excelente.

-----------------------------------------


"The Simpsons Movie"

É um episódio de tv grande. Mas brilhante.
As referências são excelentes, a história é muito engraçada.
E as piadas com o fato de ser um filme e não um episódio de tv também são muito boas.
Para os apressadinhos que não esperaram os créditos acabarem, perderam algumas piadas extras.

-----------------------------------------


Atonement (ainda sem título em português)

Muito bom, mas muito triste.
Chorei tanto no cinema assistindo esse filme.
James McAvoy dá um SHOW, como sempre, além de estar lindo e sexy (de novo, como sempre) e falando em francês (nossa!).
Romola Garai também está excelente, tão excelente que eu ainda estou com vontade de torcer o pescoço dela. :-/

-----------------------------------------

"The nativity story"/ "Jesus - A história do nascimento"

Quem está esperando um filme mais realista, mais baseado em fatos históricos do que na Bíblia, vai se decepcionar. Mas nem tanto.
Pensei que, pela escolha dos atores, o filme seria mais baseado nas possíveis histórias reais do nascimento de Jesus, ou que mostaria um relacionamento diferente (mais real) entre José e Maria.
Como o título diz, esse filme é uma representação da história como a conhecemos: Maria concebendo o filho de Deus sem "pecado".
Depois de lidar com a minha decepção por não ser mais realista, curti cada momento do filme, que tem cenas lindas, uma produção maravilhosa e conta, muito bem, uma das histórias mais lindas de todos os tempos.

House, M.D.



Mais uma série sobre o dia-a-dia de um hospital, falando sobre os relacionamentos entre os médicos e os milagres que eles fazem (ou não).
O personagem que dá nome à série é muito interessante. Dr. House é um cara MUITO chato, que não gosta dos pacientes (manda os outros verem os pacientes e ele só discute os sintomas) e é muito convencido de que é Deus, porque ele É muito bom.
Não parece muito com E.R, é mais do tipo de "Cold case".
Vale à pena acompanhar.

Mais filmes, filmes, filmes...

Esta é a lista dos filmes mais recentes que assistimos por aqui.



"Flags of our fathers"/"A conquista da honra" &
"Letters from Iwo Jima"/"Cartas de Iwo Jima"

A sequência certa para assistir os filmes, sugerida pelo diretor Clint Eastwood, é primeiro ver "Flags of our fathers" e depois "Letters from Iwo Jima".






Filmes excelentes sobre os dois lados, americano e japonês, da batalha pela ilha de Iwo Jima.






-------------------------------------------

"Hard Candy"/ "Menina má.com"

Filme meio inquietante, sobre uma menina de 14 anos que conhece um homem de 36 anos pela internet. Ele é fotógrafo e a convida para visitar o apartmento dele.
O início do filme dá a entender que ele é o predador, que ele é o vilão do filme (na nossa idéia de que existem pessoas boas pessoas e más). Com o tempo, a gente aprende que ela é a predadora, na verdade.
Inquietante é torcer por ele em alguns momentos. E querer que a menina se saia mal.

-------------------------------------------
"L'enfant"/ "The child" / "A criança"
Ouvimos falar muito desse filme. Quando a locadora mandou ele pelo correio, ficamos animados por causa de tantos comentários bons.
Que decepção. Um filme sobre duas pessoas completamente sem noção de nada. E eu não sei mais o que dizer sobre ele.
----------------------------------------

"The black book" (ainda sem título em português?)

Filme sobre o envolvimento entre uma mulher judia e um nazista alemão durante a guerra. Muito interessante.






----------------------------------------

"Déjà vu"
Legal, mas muita viagem. MUITA viagem. :)
Denzel é um policial que é chamado para trabalhar com uma equipe especial que consegue ver "ao vivo" (e mudar) o passado.
hmmm...