Um grupo de especialistas em música são os juízes e ajudam a selecionar os competidores.
Para os que, como eu, assistiam o American Idol na tv a cabo no Brasil, um dos juízes é figurinha conhecida. Simon Cowell, o primeiro da foto abaixo, é extremamente convencido, mas dificilmente está errado sobre alguém, o que é ainda mais irritante.
Os outros juízes são: Sharon Osbourne (esposa e empresária de Ozzy Osbourne), Louis Walsh (empresário de vários grupos de sucesso, como o Take That) e, a partir dessa temporada, Dannii Minogue (irmã de Kylie Minogue e também cantora, mas não de tanto sucesso quanto a irmã).
Diferentemente do American Idol, os juízes aqui não apenas selecionam os candidatos. Eles também ajudam em um período de treinamento antes e durante os shows semanais. A competição acontece em 4 estágios:
1) Auditions: é o período de seleção, onde os juízes assistem as apresentações de milhares de pessoas para diminuir o número de competidores para uma quantidade razoável;
2) Boot-camp: os competidores que foram selecionados (cerca de 100) continuam com apresentações para serem selecionados novamente (numa tentativa de reduzir para cerca de 50);
3) Judges' homes: depois de serem reduzidos a 24 competidores, eles vão para as casas dos juízes, nos mais variados lugares, onde vão passar por um período de treinamento e outra seleção, até chegarem a um total de 12 competidores;
4) Shows: Apresentações aos vivo. Aqui, é o público que telefona para votar em seus favoritos. Os dois cantores/grupos com menos votos podem ser eliminados, cabendo aos juízes "salvar" um deles da eliminação.
Os competidores são divididos em 4 grupos de acordo com a idade/tipo. Cada grupo tem um dos juízes como mentor. Os grupos são: Boys (14 a 25), Girls (14 a 25), Acima de 25 e Grupos.
Em 2005, ano que chegamos aqui, foi o primeiro ano da série. Não acompanhamos a primeira temporada, mas acompanhamos a segunda. Ano passado, torcemos muito por alguns participantes.
Esse aí do lado é Robert Allen, um dos melhores cantores do programa, que infelizmente foi eliminado muito mais cedo do que merecia. Se tiverem interesse de ver como ele é bom, clique nesse link aí embaixo pra verem uma das apresentações dele no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=mfUPZ1LTAos&mode
O outro competidor que deveria ter ido para a final é Ben Mills. Diferentemente de Robert, que sumiu da mídia, Ben lançou um cd e está indo bem com a carreira. Eu tenho o cd dele, que é ótimo. Esse link daqui é uma das apresentações dele no programa.
http://www.youtube.com/watch?v=MoDtMkmi8Co
Bom, no final das contas, quem ganhou foi quem mereceu realmente. Apesar do outro finalista não ser tão bom como esses nosso favoritos aí em cime, o público escolheu muito certo a vencedora. Leona Lewis, essa da foto aí do lado, canta incrivelmente. Todas as apresentações dela foram lindas. O single que ela lançou lodo depois de ganhar o programa foi número 1 durante o Natal. O cd dela está pra sair e tenho certeza de que ela vai arrasar. Vejam essa apresentação dela cantando Summertime.
http://www.youtube.com/watch?v=FCOn4Gmj4T0
Bom, depois dessa LONGA apresentação da temporada passada, vamos falar rapidamente da nova. O programa começou, está na fase do Boot-camp (com 24 competidores) e no final da semana eles vão chegar na casa dos juízes para a seleção final. Já temos alguns "favoritos", ou pelo menos a indicação de algumas pessoas que são MUITO boas. Com o passar da temporada, vou fazer outros posts aqui sobre as pessoas e os shows. Não sei se está passando no Brasil, na tv a cabo. Se não passar, posso dizer que vai fazer falta quando voltarmos pra casa.
No comments:
Post a Comment