Saturday 7 March 2009

Defesa do doutorado


Na foto: Dr. Roger Giner-Sorolla (meu orientador), eu, Dr. Karen Douglas (examinadora interna) e Dr. Sonia Roccas (examinadora externa).


Dia 05 de março de 2009, às 10h da manhã, começou a defesa do meu doutorado. Aqui na Inglaterra, ela é chamada de "viva" e tem um formato de entrevista. Não há apresentação do trabalho (tipo powerpoint) e nem é aberta ao público, como aí no Brasil. A banca é formada apenas por duas pessoas: um examinador interno (do departamento, neste caso a Dra. Karen Douglas, ) e um examinador externo (de outra universidade, neste caso, Dra. Sonia Roccas, da Open University of Israel). O orientador é proibido de estar na sala e somos só nós três conversando por algo que pode variar entre uma hora e meia e sete, oito horas de duração.

A entrevista foi muito boa, as professoras foram ótimas e fizeram o possível para deixar o ambiente o mais informal possível. Como bons ingleses, chá e biscoitos na mesa. Também como bons ingleses, piadinhas na hora certa para relaxar o clima e não deixar tudo muito formal e burocrático. :)

O ambiente relaxado não quer dizer que elas pegaram leve comigo, mas que sabiam o quão nervosa eu deveria estar naquela situação, e tentaram me deixar relaxada para responder as perguntas da melhor forma possível.

Após três anos e meio de trabalho, e duas horas e quarenta e cinco minutos de entrevista, com pausa apenas para irmos ao banheiro (necessária depois de tanta água, chá e biscoitos), elas anunciaram que eu receberia o título oficial de Doctor of Philosophy in Social Psychology.
Depois de algumas pequenas correções na tese, é claro. ;-)

As fotos foram tiradas na pequena comemoração que meu orientador organizou imediatamente após a defesa.



Agora, é concluir o trabalho, arrumar as malas e voltar para casa.

No comments: