Tuesday, 5 August 2008

2 anos, 10 meses e 19 dias



Esse foi o período que Paulinho passou morando aqui na Inglaterra. Tenho certeza de que, quando tiver tempo e computador, ele vai tirar alguns momentos para escrever a versão dele da sua volta para o Brasil: a viagem (already eventful!), a chegada, a readaptação.

O que eu quero falar aqui é sobre esses quase 3 anos. Muitas coisas todos já sabem: as nossas viagens e os eventos mais importantes, as visitas dos amigos e familiares. O que poucos sabem é como foi o nosso dia-a-dia, as pequenas descobertas, a adaptação demorada, mas que acabou acontecendo.

Então, quis que esse post fosse um memorial fotográfico dessas pequenas coisas, que não foram fotografadas, mas que estão na nossa memória e ajudaram a preencher esses 3 anos de Inglaterra.

A despedida do Brasil, a nossa chegada em Canterbury, conhecer a cidade e as pessoas com quem convivemos por 1 ano.



Aguentar a fase da minha aprendizagem culinária sem reclamar, ajudar com a casa e os meus trabalhos. Estar ali mesmo nos momentos mais difíceis, que foram muitos.



Procurar emprego e sofrer com isso. Encontrar emprego, sofrer com ele, mas se adaptar a ele. Se adaptar inclusive ao jeito tão britânico de comemorar o Natal.



Fazer amigos, tirar fotos. Ver neve e ficar bobo. Ver sol e ficar feliz. Falar dos outros quando eles não entendem a nossa língua. :P



Fazer melhores amigos.



Se despedir dos melhores amigos mais uma vez.



Reencontrar velhos amigos. Passear, viajar, sempre.



Ler no trem enquanto escuta música e não reclamar porque eu fico interrompendo pra ele olhar alguma coisa pela janela.



Colecionar foto de pub. Colecionar foto dos nomes da Kibon na Europa. Colecionar expressões britânicas engraçadas, como "take the mickey out" ou "I can't be bothered". Jogar tênis, boliche, ping pong, futebol e badminton. Assistir o Eurovision e rir muito. Aprender a fazer sushi. Ficar preocupado sem saber se a orquídea ia sobreviver. Musicais no West End.



Poder perguntar: como foi o seu dia? quer fazer alguma coisa? já anoiteceu? Vamos assistir "Yes"? Negociar qual a comfort food do dia. Comer salada e sopa de legumes. Petit gateau com sorvete de baunilha. Iogurte com sucrilhos quase todos os dias. Livros, livros, livros. Nosso costume de comprar o jornal do sábado. Reclamar do clima quando tá frio. Reclamar do clima quando chove. Reclamar do clima quando tá ventando. Reclamar do clima quando tá calor. Tirar foto doidinha.



Arrumar a casa quando vem gente visitar. Não saber o que fazer com o mofo na casa. Sempre acompanhar o valor do câmbio. Assistir o Breakfast pela manhã, Jonathan Ross na sexta à noite. Assistir o UKTV Top 40. Conhecer o albertosauro.



Enviar 346 mensagens pelo celular e ainda ligar todos os dias pra falar besteira. Saber que vc estaria ali no fim do dia.



São todas essas coisas, pequenas coisas do dia a dia que ajudam a gente a continuar. Sem a sua presença aqui, esses 2 anos, 10 meses e 19 dias não teriam sido o que foram.
E era só isso que eu queria dizer: eu me lembro e não vou esquecer...

3 comments:

Anonymous said...

Snif!...

Paulo said...

Que lindo, gatinha. Excelente esse memorial. Como eu te disse uma vez, essas lembranças boas valeram tanto que as poucas lembranças difíceis são perfeitamente suportáveis, quando não completamente esquecíveis. Gostaria de poder ter ficado com você ainda mais tempo, pra completar esse ciclo de nossa vida juntos depois dos poucos meses que você ainda vai passar aí. As circunstâncias me trouxeram de volta, mas meu pensamento está sempre com você. Mil beijos.

Anonymous said...

Que lindo, Val! Muito bonito de se ver tanto companheirismo e tanta cumplicidade...
*suspiro*

;*