Friday 12 September 2008

Madonna, Sticky & Sweet


Madonna Louise Ciccone Ritchie nasceu no dia 16 de agosto de 1958, em Bay City, Michigan. Ela começou a carreira de cantora em 1983 com o lançamento do primeiro cd, que leva seu nome.

CDs:
1983 - Madonna
1984 - Like a virgin
1986 - True blue
1987 - You can dance
1989 - Like a prayer
1990 - I'm breathless
1990 - The immaculate collection
1992 - Erotica
1994 - Bedtime stories
1995 - Something to remember
1997 - Evita
1998 - Ray of light
2000 - Music
2001 - Greatest hits volume 2
2003 - American life
2003 - Madonna Remixed and revisited
2005 - Confessions on a dance floor
2008 - Hard candy

Turnês:
1985 - "The Virgin Tour"
1987 - "Who's that girl"
1990 - "Blond ambition"
1993 - "The girlie show"
2001 - "Drowned"
2004 - "Re-invention"
2006 - "Confessions"
2008 - "Sticky & Sweet"

Eu tinha 6 anos de idade quando ela lançou o primeiro disco. Não tenho a menor idéia de quando comecei a acompanhar a carreira dela. O que eu sei é que ainda tenho guardados os discos de vinil de Like a Virgin, True blue e Like a prayer. Esses dois últimos são dois dos meus discos favoritos. Hoje, tenho todos os cds, incluindo as coletâneas. Assisti em dvd as turnês "Blond ambition", "The girlie show", "Drowned", "Re-invention" e "Confessions". Madonna foi uma das grandes responsáveis pelo meu amor por pop music. E por gostar de dançar. E por gostar de estudar e pesquisar sexualidade.



Ontem dia 11 de setembro de 2008, eu tive o prazer de assistir ao vivo a turnê mais recente, chamada "Sticky & Sweet". Nunca imaginei que isso fosse acontecer algum dia.



Eu e mais três amigos da universidade (a romena Letitia, a escocesa Julie e o grego Vagelis) saímos de Canterbury às 13h20 e chegamos no estádio às 16h30. Mais de 90 mil pessoas dentro do estádio de Wembley, em Londres. Dentre elas, alguns famosos: Gwyneth Paltrow, Kate Hudson, a cantora Fergie e Penélope Cruz foram fotografadas incessantemente antes do show começar. Quando as luzes se apagaram, todas as câmeras e todas as pessoas se voltaram para o palco.

O show começou às 21h e durou 2 horas. Vinte e três canções no repertório:



- Candy shop (abertura



- Beat goes on (com participação em vídeo de Kanye West)
- Human nature (com vídeo de Britney Spears)
- Vogue

Pausa para a diva trocar de roupa, com uma apresentação dos dançarinos ao som de Die another day

- Into the groove (a música mais vendida por Madonna no Reino Unido)
- Heartbeat (minha favorita do cd novo)
- Borderline (que ela transformou numa versão hard rock excelente)
- She's not me
- Music

Mais uma pausa, com os dançarinos ao som de Rain



- Devil wouldn't recognize you
- Spanish lesson
- Miles away



- La isla bonita (numa versão acompanhada por ciganos romenos, uma festa linda)



- You must love me (minha música favorita do musical Evita, simplesmente perfeita)

Última pausa, enquanto um vídeo sobre pobreza e aquecimento global era mostrado nos telões, lembrando a todos que é responsabilidade de cada um mudar o que está acontecendo.

- 4 minutes



- Like a prayer (chorei nesse momento do show)



- Ray of light (pulei e dancei feito uma maluca)
- Hung up (em versão hard rock)
- Versão a capella de Express yourself, acompanhada pelo público, depois de agradecer a Deus porque não choveu.
- Give it 2 me

Foram 2 horas perfeitas. Como só um show da Material Girl pode ser.

É claro que faltaram muitas músicas, mas era impossível esperar que ela cantasse todos os clássicos. Foi uma noite maravilhosa, uma experiência incrível e algo que eu vou lembrar por muito, muito tempo.

1 comment:

Anonymous said...

Val,
É verdade que eu não sou a pessoa mais organizada nesse mundo...
Já encontrei e perdi esse seu blog algumas vezes. O que é uma pena, por não poder ter acompanhado muitas coisas que agora vejo aqui. Mas também tem seu lado bom, por me permitir tantas surpresas agradáveis de uma só vez.

Fucei tudo, viu? Parabéns pelo espaço! Agora, está devidamente salvo aqui (pelo menos, até o próximo bug :P).

Beijo grande,
Carol Cigerza