Friday 19 September 2008

Parabéns a todos



Hoje, dia 19 de setembro, recebi uma notícia que estava esperando há algum tempo. Walberto, colega de núcleo de pesquisa e um dos meus melhores amigos, passou num concurso muito esperado e vai assumir como professor de avaliação psicológica da Universidade Federal do Ceará. Essa notícia foi recebida com muita alegria por todos os amigos e familiares, todos nós que acompanhamos a trajetória profissional de Walberto. Todos sabemos o quanto ele merece este emprego, e o quanto esta segurança financeira foi algo esperado e necessário.

Esses eventos de hoje me fizeram parar pra pensar em muita coisa. A ansiedade da espera e a alegria de receber a notícia parecem as mesmas, estando aqui ou estando no Brasil. Mas depois de alguns momentos, a gente descobre que não, não é a mesma coisa.

Por mais alegria que a notícia tenha me dado (e aqui vou abrir espaço pra reconhecer o meu egoísmo neste momento), me vi incrivelmente triste depois de alguns poucos minutos. Uma vontade enorme de chorar por não estar perto, por não estar compartilhando desses momentos tão especiais, por não estar perto das pessoas que eu amo.

Não é inveja, não é ciúme. É pura e exclusivamente uma necessidade urgente e vital de compartilhar esses momentos. De estar perto dos meus amigos. De me sentir parte dessa (de uma) comunidade. Porque felicidade só é real se for compartilhada.

Desde que cheguei aqui na Inglaterra, trabalhei bastante pra me sentir bem, pra sentir que tinha um propósito, que pertencia a este lugar durante este período. Entendo o propósito, sinto que faço parte disto tudo. E sou sincera quando digo que me encontrei aqui e encontrei o que vim procurar. Mas, ao mesmo tempo em que sei que moraria aqui por muitos anos se fosse possível, me vi dividida entre dois lugares: um tem a minha cabeça, o outro tem o meu coração. Não é natural estar tão longe da família.



Mesmo que não possa estar perto pra compartilhar, quero que Walberto e Sandra saibam o quanto estou feliz por essa conquista e o quanto eu gostaria de comemorar com eles essa vitória.

O professor Valdiney também está de parabéns. Não apenas Walberto, mas outros dois alunos, Josemberg e Sandra, também foram aprovados em concursos semelhantes em outras universidades. O BNCS está se tornando um grupo cada vez mais forte e os frutos já estão sendo colhidos.

Saudades de todos.
Chego em casa em breve.

No comments: